A Coordenação de Educação Infantil, ligada à Secretaria Municipal de Educação, iniciou na última terça-feira, 12, a programação referente ao segundo semestre de 2011. Todas as atividades são realizadas no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão/IBPEX e estão divididas em três etapas em razão da grande quantidade de participantes. Ao todo, cerca de 400 pessoas estão envolvidas.
A primeira etapa ocorre nesta semana, nos dias 12, 13 e 14. Nos dois primeiros dias, conta com a participação dos monitores de turmas de 3 anos de idade. No terceiro, será a vez dos coordenadores de creches pela manhã e de escolas com educação infantil (4 e 5 anos) à tarde.
A segunda etapa da programação será realizada na próxima semana: dias 19 e 20 com os professores dos alunos de 5 anos, e dia 21 com os professores que atuam com alunos de 4 anos. Por fim, haverá os dois últimos dias de atividades: 26 e 27, com a presença dos monitores que trabalham com crianças de 2 anos.
Teoria e Prática – A metodologia das atividades é a mesma em todas as etapas: de manhã, atividades teóricas de autoavaliação e avaliação do trabalho feito no primeiro semestre; à tarde, novas ações práticas.
Divididos em grupos, os professores recebem temas com os quais devem improvisar uma aula em poucos minutos, sob o olhar atento da coordenação. Para incrementar as aulas, os grupos podem dispor de materiais e jogos pedagógicos confeccionados pelo Núcleo de Artes da Educação Infantil.
Ao fim das apresentações, a coordenadora de Educação Infantil, Alcina Lúcia Simões, faz as avaliações, indicando o que foi positivo e o que ainda pode ser melhorado.
No período da tarde, os professores são estimulados a participar de oficinas de artes e confeccionar materiais pedagógicos que serão utilizados em sala de aula.
Proposta Unificada – A extensão da programação se deve ao fato de que a coordenação pretende estabelecer para o setor novas ações para serem aplicadas durante o segundo semestre. “Nós vamos unificar a proposta para a Rede Municipal de Ensino”, explica a professora Alcina Lúcia. “Esse trabalho é para que, no segundo semestre, nós já estejamos com uma visão única do desenvolvimento da proposta de atividades com as crianças”.