A programação é composta por palestras e apresentações culturais. O objetivo é fortalecer os laços familiares e comunitários em favor da educação de crianças e adolescentes
Após a composição da Mesa, será apresentado aos pais o trabalho realizado na escola por meio do projeto Mais Educação, uma iniciativa do Governo Federal realizada em convênio com a Prefeitura Municipal. A Mozart Tanajura é uma das 26 unidades da Rede Municipal de Ensino a receber o projeto, que oferece aos alunos três horas diárias de atividades sobre arte, cultura, esporte e lazer, no turno oposto ao de seus estudos regulares. No caso da Mozart, cerca de 600 alunos participam do Mais Educação.
A equipe da unidade escolar estima que cerca de 120 pais compareçam e participem das discussões, que, de forma geral, deverão tratar do fortalecimento dos laços familiares e comunitários em favor da educação de crianças e adolescentes.
Logo depois da exibição de um filme sobre as relações entre pais e filhos, serão realizadas as palestras que compõem a programação da manhã. A primeira delas tratará o tema “Os Direitos e Deveres da Família”, sob a responsabilidade do advogado Miguel Alencar Lima, que atua no Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente.
A segunda palestra sobre “Afetividade na Construção do Ser Humano” será ministrada pela psicóloga Alcione Cajaíba. Fechando o ciclo de palestras, os pais terão acesso à terceira delas, com o tema “Afetividade e Educação”. A ministrante será Nairan Santiago, da Assessoria de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação.
As atividades serão concluídas com as apresentações culturais. Primeiro, uma apresentação de hip hop com alunos que participam do Mais Educação e do ProJovem Adolescente. Em seguida, haverá uma sessão de “Contação de Causos”.
O PAPEL DA ESCOLA – A pedagoga Dinalva Guimarães Pinheiro, que coordena o Mais Educação na Escola Mozar Tanajura, cita o educador Paulo Freire para explicar os motivos que levaram a equipe da unidade a realizar o Seminário de Pais. “Da mesma forma que Freire, nós entendemos a escola como o lugar onde se faz amigos, onde há gente que trabalha, que estuda e se alegra, se conhece e se estima. Nós não enxergamos o ambiente escolar como algo frio e distante da realidade, como muitas pessoas dizem”, explica.
Dinalva define as responsabilidades da escola como algo ainda mais abrangente: “Ela tem o papel de propiciar às comunidades a possibilidade de desenvolver-se social e efetivamente”.
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